A 11ª primeira edição do Prêmio Zumbi de Cultura, em Belo Horizonte, acontecerá nesta sexta-feira (27), a partir das 19h, em formato híbrido (tanto online quanto físico), no Teatro Sesiminas (rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia), na capital mineira. Em entrevista ao programa Manhã Super, da rádio Super 91,7 FM, a idealizadora da premiação, Júnia Bertolino, adiantou os vencedores das categorias inéditas Mulher Negra e Homem Negro.
“As grandes surpresas são os destaques Mulher Negra, que vai para Hercília Herculano, e Homem Negro, que vai para o artista Djonga”, contou Júnia. “E ele (Djonga) vai estar lá, participando conosco”, completou ela. Ainda serão premiados Efigênia Maria, Maria Antônia Evaristo…
O Prêmio Zumbi de Cultura, com público físico reduzido devido a pandemia (os ingressos estão à venda por R$ 10), é uma iniciativa da Cia Baobá Minas e visa premiar as personalidades negras que mais se destacaram neste ano. Ao todo, serão 14 categorias, honrando os melhores nas áreas da música, da dança, do teatro, da literatura. Júnia explica como funcionou a seleção dos vencedores.
“Eles foram escolhidos a partir das indicações de grupos diversos, como o Afoxé Bandarerê, a Associação Cultural Odum Orixás, a Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente… são vários coletivos que indicaram. E eu fico muito feliz, pois recebemos 153 indicações”, disse Júnia, deixando escapar a alegria de realizar a entrega dos prêmios neste 2020 complexo. “Acredito muito que ter o prêmio neste ano é justamente provar que juntos somos mais: é aquilombar! Salve, combinamos de não morrer!, finalizou ela.
Confira os vencedores do Prêmio Zumbi de Cultura
- Teatro: Efigênia Maria
- Dança: Ramon Paixão
- Protagonismo Juvenil: Rafael Vicente
- Menção Honrosa: Maria Antônia Evaristo
- Música: Jorge Dissonância
- Literatura: Solange Oliveira Santos
- Educação: Regis Tatá Kitanji
- Atuação Política: Nila Rodrigues
- Personalidade Negra: Marcos Reis
- Destaque Mulher Negra: Hercília Herculano
- Religiosidade: Padre Mauro Luiz da Silva
- Manifestação Cultural: Oficina da Capoeira
- Artes Visuais: Antônio Sérgio Moreira
- Representatividade Mirim: Projeto Encantar
- Destaque Homem Negro: Djonga
- Resistência LGBTQIA+: Plataforma Queerlombos
Para acompanhar a entrega do prêmio online, clique aqui!
Diretamente de RSS Super Notícia https://ift.tt/3mc0iCZ